O FESTIVAL YAWA




Em 2002, como parte da nossa luta pela revitalização da nossa cultura, massacrada pela colonização do passado, reunimos todo o nosso Povo a aldeia Nova Esperança e durante uma semana relembramos nossas danças, nossos cantos, nossas brincadeiras, nossas comidas tradicionais e nossos rituais.



A partir daí, todos os anos, nos reunimos, nos firmamos com a nossa cultura, com a nossa espiritualidade e convidamos outros parentes de outros Povos e amigos para, junto com o Povo Yawanawá, celebrarmos as nossas tradições, 
com a energia e a força da nossa floresta.




Durante o nosso Festival acontecem várias atividades como: danças do mariri, rodadas de músicas antigas, histórias de antigamente, muitas brincadeiras da nossa tradição... E rituais de Uni e Humê (cipó e rapé) com os pajés Yawanawa.




Também como parte da programação do nosso Festival são servidas comidas da Culinária Tradicional Yawanawá, exposições dos Artesanatos da aldeia e Pinturas Corporais com os Kenes Yawanawás.

É ainda durante o nosso festival que promovemos o intercâmbio entre outros povos, nossos convidados. Para isso cedemos um espaço para que façam apresentações com suas músicas e danças.




FESTIVAL YAWA 2014 - Parte I - AGazeta



FESTIVAL YAWA 2014 - Parte II - AGazeta



FESTIVAL YAWA 2014 - Parte III - AGazeta